O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Pará – SINFARPA marcou presença na Plenária da Região Metropolitana III, realizada no último dia 17 de junho de 2026, no município de Castanhal. Representando a entidade, o vice-presidente do sindicato, farmacêutico Deick Quaresma, participou ativamente das discussões e atividades que integram o processo eleitoral do Conselho Estadual de Saúde do Pará para o biênio 2027–2029.
O encontro reuniu representantes dos diversos segmentos que compõem o controle social em saúde, incluindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores públicos, prestadores de serviços e instituições científicas. A plenária teve como principal objetivo a eleição de delegados que irão representar a região nas próximas etapas do processo eleitoral, contribuindo para a composição do novo pleno do Conselho Estadual de Saúde.
A participação do SINFARPA reafirma o compromisso da entidade com a defesa da saúde pública, da valorização dos profissionais farmacêuticos e do fortalecimento dos espaços democráticos de participação social. Para o sindicato, a presença dos trabalhadores da saúde nesses fóruns é fundamental para garantir que as decisões relacionadas às políticas públicas de saúde contemplem as necessidades reais da população e dos profissionais que atuam diariamente no SUS.
As plenárias regionais representam uma importante etapa de mobilização e construção coletiva, permitindo que diferentes vozes sejam ouvidas e contribuam para o fortalecimento da gestão participativa da saúde pública no Estado do Pará. Por meio desses encontros, são debatidas propostas, demandas e estratégias voltadas à melhoria dos serviços de saúde e ao aprimoramento das ações desenvolvidas pelo SUS.
De acordo com o vice-presidente do SINFARPA, farmacêutico Deick Quaresma, a participação dos trabalhadores da saúde no processo eleitoral do CES/PA é essencial para assegurar uma representação qualificada e comprometida com os interesses da categoria e da sociedade. Ele destacou ainda a importância do Conselho Estadual de Saúde como um espaço estratégico para o acompanhamento, fiscalização e formulação das políticas públicas de saúde.
O Conselho Estadual de Saúde desempenha um papel fundamental no controle social, garantindo a participação popular na definição das diretrizes e prioridades da saúde pública. Nesse contexto, a eleição dos novos representantes para o biênio 2027–2029 fortalece a democracia participativa e amplia a capacidade de diálogo entre governo, trabalhadores e usuários do sistema.
O SINFARPA também convida os farmacêuticos paraenses que desejam contribuir com esse importante processo de fortalecimento do controle social em saúde a se aproximarem da entidade. Os profissionais interessados em participar das próximas etapas relacionadas ao processo eleitoral do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES/PA) ou obter mais informações podem entrar em contato com o Sindicato por meio do e-mail sinfarpa@gmail.com. A participação da categoria é fundamental para ampliar a representatividade dos farmacêuticos nos espaços de discussão e formulação das políticas públicas de saúde no Estado.


