O Sindicato dos Farmacêuticos do Pará - SINFARPA, entidade legítima e representativa da categoria, vem a público esclarecer à comunidade farmacêutica sobre informações imprecisas e de cunho meramente eleitoreiro que vêm sendo divulgadas por chapas concorrentes à Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Pará - CRF-PA.
Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer que já existe um piso salarial para os farmacêuticos no estado do Pará. Diferentemente do que foi afirmado por um candidato em rede social, o CRF não possui competência legal para instituir piso salarial, uma vez que essa atribuição é exclusiva dos sindicatos — por meio de convenções ou acordos coletivos — ou dos entes federativos, por meio de lei. Inclusive, esse tema já está em tramitação no âmbito federal. Portanto, as declarações nesse sentido configuram puro oportunismo eleitoral.
Outra distorção diz respeito à suposta vinculação do Sindicato com alguma das chapas. Reafirmamos que o Sinfarpa atua de forma independente há anos, lutando e defendendo os interesses da categoria sem apoio ou articulações institucionais com qualquer grupo. Nenhuma das chapas concorrentes procurou o Sindicato, e seguimos firmes em nossa postura de autonomia e respeito institucional, tratando as competências de cada entidade com legalidade e transparência, a fim de evitar interferências indevidas na representação da categoria.
Apesar de muitas vezes atuarmos sozinhos na busca por melhorias, é comum vermos pessoas desinformadas disseminando inverdades nas redes sociais, explorando temas sensíveis como palanque e fomentando movimentos antissindicais que, na prática, prejudicam a própria categoria
O Sinfarpa já garantiu pisos salariais para os setores varejista e atacadista e, em breve, também para hospitais e clínicas. Temos acordos coletivos firmados com todas as grandes redes nacionais de farmácias atuantes no estado, mais de 100 processos trabalhistas em andamento na Justiça do Trabalho, plano odontológico acessível a toda a categoria, clube de vantagens com mais de 10 mil estabelecimentos conveniados, aplicativo moderno para facilitar o contato com os associados e um site constantemente atualizado.
Mesmo diante de tantos avanços concretos, é comum que, a cada eleição, surjam aqueles que pouco ou nada contribuíram com a profissão, mas que reaparecem propagando mentiras, fomentando a desunião e promovendo discursos pautados por interesses pessoais.
O Sinfarpa seguirá firme, com seriedade, independência e compromisso com a valorização dos farmacêuticos paraenses.


